Postado em 02 de Novembro de 2021 às 15h26

Técnica para identificar ideias inovadoras

Inovação (7)Ferramentas (6)

Branstorming

O brainstorming é uma técnica que se consiste em gerar ideias novas, conceitos e buscar soluções para qualquer assunto ou tema, em um ambiente propício para a criatividade, livre de críticas e de restrições à imaginação, geralmente feito em grupos de pessoas com conhecimentos e de áreas diferentes, onde cada um terá direito de opinar sem preconceitos, e tudo deverá ser anotado.


Na prática, se executa em um período de 30 a 60 minutos para a geração livre de ideias. A duração pode mudar dependendo da complexidade do assunto e da motivação dos envolvidos. Usualmente, é um trabalho em equipe, embora também possa ser individual. No momento seguinte, as ideias geradas são selecionadas e analisadas com maior rigor.


Para organizar uma sessão de brainstorming, seguem algumas orientações:

1) Escolha um lugar agradável para a reunião e disponha as cadeiras de modo informal, de preferência em semicírculo. Cuide para que vocês não sejam interrompidos (especialmente por telefones celulares!). Providencie um quadro e pincéis atômicos.

2) Uma vez começada a reunião, certifique-se de que todos conheçam as regras; caso contrário, explique-as.

Seguem as regras importantes para serem seguidas para que o processo seja efetivo, pesquisada e definida por Pearson 2012.

Regras do Branstorm

3) Apresente o problema a ser debatido, sem escrever nada no quadro.

4) Peça sugestões sobre como colocar aquele problema em palavras. A partir dessas sugestões, escreva o problema no quadro, de preferência de várias maneiras diferentes, aproveitando várias sugestões. Isso fará com que o grupo já comece a analisar o problema sob diferentes ângulos.

5) Escolha uma das definições do problema escritas no quadro e dê inicio à sessão de brainstorming. Anote todas as ideias.

6) Terminar a sessão, vocês avaliarão as ideias. Depois passarão para uma nova definição do problema e assim por diante.

As quatro dimensões da criatividade no brainstorm

Conheça nosso programa de mentoria gratuita, clique abaixo e saiba mais.

Veja também

Funil de Ideias para criar uma inovação10/02 Vamos aprender uma ferramenta muito interessante para quem quer montar um negócio, encontrar uma inovação, mas ainda não sabe no que investir e por onde começar. Lembre-se que a criatividade e a informação são a base para identificar uma ideia inovadora. Acredito que esta ferramenta vai ajudar você nesta jornada. Algumas ótimas ideias......
Como criar um ambiente criativo e inovador na empresa01/12/21 Para criar um ambiente criativo e inovador na sua empresa, segundo Pearson (2012), um dos estudos de ambientes organizacionais criativos é o modelo de Ekvall, que consiste em um questionário que investiga as nove dimensões do......

Voltar para Blog

Fale Comigo!

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.