Postado em 02 de Novembro de 2021 às 15h26

Técnica para identificar ideias inovadoras

Inovação (8)Ferramentas (7)

Branstorming

O brainstorming é uma técnica que se consiste em gerar ideias novas, conceitos e buscar soluções para qualquer assunto ou tema, em um ambiente propício para a criatividade, livre de críticas e de restrições à imaginação, geralmente feito em grupos de pessoas com conhecimentos e de áreas diferentes, onde cada um terá direito de opinar sem preconceitos, e tudo deverá ser anotado.


Na prática, se executa em um período de 30 a 60 minutos para a geração livre de ideias. A duração pode mudar dependendo da complexidade do assunto e da motivação dos envolvidos. Usualmente, é um trabalho em equipe, embora também possa ser individual. No momento seguinte, as ideias geradas são selecionadas e analisadas com maior rigor.


Para organizar uma sessão de brainstorming, seguem algumas orientações:

1) Escolha um lugar agradável para a reunião e disponha as cadeiras de modo informal, de preferência em semicírculo. Cuide para que vocês não sejam interrompidos (especialmente por telefones celulares!). Providencie um quadro e pincéis atômicos.

2) Uma vez começada a reunião, certifique-se de que todos conheçam as regras; caso contrário, explique-as.

Seguem as regras importantes para serem seguidas para que o processo seja efetivo, pesquisada e definida por Pearson 2012.

Regras do Branstorm

3) Apresente o problema a ser debatido, sem escrever nada no quadro.

4) Peça sugestões sobre como colocar aquele problema em palavras. A partir dessas sugestões, escreva o problema no quadro, de preferência de várias maneiras diferentes, aproveitando várias sugestões. Isso fará com que o grupo já comece a analisar o problema sob diferentes ângulos.

5) Escolha uma das definições do problema escritas no quadro e dê inicio à sessão de brainstorming. Anote todas as ideias.

6) Terminar a sessão, vocês avaliarão as ideias. Depois passarão para uma nova definição do problema e assim por diante.

As quatro dimensões da criatividade no brainstorm

Conheça nosso programa de mentoria gratuita, clique abaixo e saiba mais.

Veja também

Ferramenta de Inovação: Scamper, inovação em produto14/11/21 O Scamper é uma ferramenta de empreendedorismo e inovação que possibilita criar novas versões de um produto ou serviço ou, ainda, gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos de uma organização. É um recurso que serve para guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito......

Voltar para Blog

Fale Comigo!