Postado em 14 de Novembro de 2021 às 09h43

Ferramenta de Inovação: Scamper, inovação em produto

Inovação (8)Ferramentas (7)

O Scamper é uma ferramenta de empreendedorismo e inovação que possibilita criar novas versões de um produto ou serviço ou, ainda, gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos de uma organização. É um recurso que serve para guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito de novos produtos e serviços.

Apesar de todos os especialistas salientarem a importância da inovação para o crescimento das empresas, muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. As razões mais alegadas são: falta de verba e ausência de profissionais criativos. Nesse sentido, o Scamper pode ser uma boa solução, já que potencializa o uso dos recursos que o empresário já tem na mão. A ferramenta parte do princípio de que não é preciso ser um gênio para ter ideias criativas.


Todos os funcionários da empresa devem ser convidados a participar dos encontros, que devem ter sete etapas: substituir, combinar, adaptar/alimentar/arrumar, modificar, colocar outros usos, eliminar e arranjar. Para orientar as discussões, recomenda-se a presença de um facilitador, que deverá usar a ferramenta para incentivar a geração de ideias.

O Scamper, ferramenta de empreendedorismo e inovação, conhecido em português como Scamcea, parte da premissa de que não é preciso ser um gênio criativo para imaginar novos produtos e serviços. Qualquer um pode ajudar e é importante que todos na empresa (desde que caibam em uma sala de reunião) utilizem a ferramenta.

Diversos autores já propuseram versões semelhantes ou ajustadas do Scamper, criado na década de 1970, mas a original ainda funciona bem para a maioria dos casos.

Dado um produto ou serviço, os participantes da sessão devem propor ideias considerando as seguintes etapas:

Ferramenta Scamper para inovação em produto

Para facilitar aplicação da ferramenta de inovação Scamper, verá abaixo uma forma de utiliza-la de forma simples e intuitiva com sua equipe. Fonte: Nakagawa (2012).

Veja também

Ferramenta Canvas da Proposta de Valor08/04/22 A proposta de valor é a razão ou o motivo pelo qual as pessoas adquirem seus produtos e serviços. Você deve pensar se está atendendo a uma necessidade, resolvendo um problema, benefícios, ganhos adicionais, melhorando alguma situação existente. Deixando seu produto ou serviço mais competitivo. O seu modelo de negócios pode ter mais de uma......
Técnica para identificar ideias inovadoras02/11/21Branstorming O brainstorming é uma técnica que se consiste em gerar ideias novas, conceitos e buscar soluções para qualquer assunto ou tema, em um ambiente propício para a criatividade, livre de críticas e de......
Ferramenta: Funil de ideias para um novo negócio08/11/21 Você que buscar ter boas ideias inovadoras para criar um novo negócio, ou você que é empreendedor e quer conhecer ferramentas que ajudam a ter boas ideias, depois de utilizar o brainstorming para a geração de ideias......

Voltar para Blog

Fale Comigo!