Postado em 27 de Dezembro de 2021 às 10h49

Como identificar uma oportunidade de inovação?

Novas ideias só surgem quando a sua mente está aberta para novidades, mente ativa, mente criativa e preparada para novas experiências. Lembre-se, qualquer fonte pode ser um ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades no mercado.

Por isso, informação é a base de novas ideias. Um bom começo é estar bem informado dia a dia. Para inspirar e te ajudar a identificar novas ideias, fique ligado nos seguintes fatores que podem gerar uma boa ideia:

• Experiência enquanto consumidor: se você já foi mal atendido em algum lugar ou já percebeu o que poderia ser feito se você tivesse aquele negócio, isso pode ser uma oportunidade;

• Em situações de crise: nestes momentos surgem necessidades de redução de custo, repensar processos, repensar em produtos, assim, pode surgir algumas
oportunidades de inovações e melhorias;

• Naquilo que você gosta de fazer: as vezes o hobbie se torna seu negócio, por tanto, se você é apaixonado e sabe sobre aquilo, se começar a visualizar com o olhar de empreendedor, pode se surpreender;

• Atento aos acontecimentos sociais: movimentos sociais e comportamentos podem ser observados e aproveitados, muitos no âmbito do esporte, religião e festivo;

• Atento a tendências: é importante estar sempre bem informado, praticar a leitura e acompanhar as tendências daquilo que você tem mais conhecimento, hobbie e que lhe interesse. Se antecipar e ter visão das possibilidades são características de empreendedores;

• Preferências da população: é importante estar atento às preferências, assim, poderá identificar negócios de nichos específicos e com alto valor agregado;

• Mudanças de estilo e padrões de vida: idem ao item anterior, as mudanças de estilo e padrões de vida classificam e posicionam seu negócio, um exemplo: o
surfista tem seu estilo e padrão de vida, ao observá-lo poderá obter ideias que faça atender este nicho;

Fique ligado nos hábitos dos jovens: eles são ótimos consumidores, mas consomem de formas diferentes.

• Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idades: isso é muito interessante para se ter boas ideias, o principal requisito é “pensar fora da caixa”, conversando com pessoas diferentes da sua realidade, que inspiram e fazem você pensar diferente. Isso vai de conversar com uma criança de 3 anos até idosos de 90 anos, suas experiências serão ricas em tendências e possibilidades;

• Visitar eventos e feiras de negócios: estar no meio do mundo dos negócios é essencial e eventos mostram muitas possibilidades, oportunidades, além de gerar uma ótima rede de contatos (network), uma das principais vantagens de um empreendedor;

• Ler e visitar empresas: idem ao item anterior, se você quer abrir um negócio deve-se imergir nesse mundo, nada melhor do que visitar empresas, ler sobre elas, conversar com pessoas que trabalham lá, enfim, poderá se surpreender com os resultados;

• Visitar universidades, incubadoras e institutos de pesquisa: essencial para o desenvolvimento de um novo negócio e um campo rico de possibilidades e ideias, esses locais devem inspirar oportunidades, inovações e necessidades;

• Participar de conferências, congressos, entidades de classe: locais que amplificam sua network e sua visão sobre negócios, ótimo para buscar parcerias estratégicas, com necessidades e oportunidades de negócios;

• Observar negócios existentes: é bem interessante, ao saber como funciona uma empresa e seu mercado, saberá se têm brechas de mercado, possibilidades de
melhorias e aberturas para inovações;

• Empregos anteriores: como vimos na história do empreendedorismo no Brasil, sabemos que este foi um dos grandes motivos para encorajar ex-funcionários a
abrirem seus próprios negócios. Sendo assim, é importante avaliar os empregos que passou ou no qual você atua, poderão surgir possibilidades e oportunidades, tendo em vista que você já conhece o mercado.

Acredito que a partir de agora você irá olhar o mundo com outros olhos, focado em observar possibilidades, ideias e oportunidades, e este é o segredo! Precisa mudar sua mente e deixar de pensar em ser empregado e focar em empreender.

O empreendedor deve observar tudo e todos, de forma dinâmica, sem se preocupar, em primeiro momento, se uma ideia é viável ou não. Deve ser feita em
uma segunda etapa com critérios racionais de negócio que vamos ver adiante. Uma oportunidade de negócio acontece quando a oferta de uma ideia encontrase com a necessidade de alguém disposto a pagar por ela. Portanto, antes de tudo, o empreendedor deve estar convencido de que está identificando uma boa oportunidade de negócio, que ela resolve um problema ou uma dor real do consumidor.

Para este convencimento, deve procurar caracterizar a oportunidade, por meio de uma imersão no mercado e nas características do tipo de negócio que pretende
desenvolver.

Umas das ferramentas mais utilizadas para estimular a criatividade e a geração de novas ideias é o Brainstorming ou tempestade de ideias.

Gustavo Dam - Empreendedorismo e Inovação em Xanxerê

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