Postado em 08 de Abril às 09h14

Ferramenta Canvas da Proposta de Valor

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A proposta de valor é a razão ou o motivo pelo qual as pessoas adquirem seus produtos e serviços. Você deve pensar se está atendendo a uma necessidade, resolvendo um problema, benefícios, ganhos adicionais, melhorando alguma situação existente. Deixando seu produto ou serviço mais competitivo.

O seu modelo de negócios pode ter mais de uma proposta de valor. Cada proposta pode resolver um problema ou satisfazer uma necessidade diferente de cada Segmento de Clientes, persona ou público-alvo.

A proposta de valor deverá se encaixar com o perfil do seu potencial cliente, para isso vamos utilizar uma ferramenta, o Canvas da Proposta de Valor.

A ferramenta é muito intuitiva, repleta de perguntas que provocam um resultado e respostas que vão ajudar a criar vários diferenciais que poderão surpreender seu potencial cliente e não deixará você esquecer-se de detalhes importantes no desenvolvimento de uma Proposta de Valor.

É importante entender que a Proposta de Valor não é seu produto e serviço, mas sim o que ele resolve, o que ele entrega, o que deixa o cliente feliz ao utilizar ou comprar, quais são os benefícios. Nesse caso, vejamos alguns exemplos:

• Netflix é um aplicativo: “aluguel ilimitado de filmes, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais”.
• Nespresso são máquinas de café expresso com cápsulas: “o melhor café expresso sem trabalho nem sujeira dentro de casa”.
• Software financeiro: “seu financeiro redondo em apenas 30 minutos por semana”.
• Skype é um software de comunicação: “ligações gratuitas pela internet e ligações mais baratas para telefones fixos e celulares.”
• Evernote é um software que armazena dados: “seu segundo cérebro turbinado” Antes de iniciar a ferramenta que vai nos ajudar no desenvolvimento e na descoberta da proposta de valor do seu produto ou serviço, vamos ver alguns tipos de proposta de valor que podem ser comuns entre alguns modelos de negócios.

Os valores da sua Proposta de Valor podem ser qualitativos (ex.: preço, velocidade, status) ou quantitativos (ex.: design, desempenho, resistência).

Também criado por Alexander Osterwalder, o quadro da Proposta de Valor é uma ferramenta complementar ao quadro do Modelo de Negócios. Ele te ajuda a desenhar, testar e construir a proposta de valor da sua companhia para os clientes de uma forma mais estruturada e elaborada, igual o Canvas ajuda no processo de desenhar o modelo de negócio.

Baixe e imprima a ferramenta clicando no link: https://gustavodam.com.br/anexos/1032/28479/canvas--proposta-de-valor-pdf


Para conceitos e como funciona o Canvas da Proposta de Valor, assista ao vídeo de Marcelo Nakagawa com a ferramenta em mãos:

Assista o vídeo com instruções: https://www.youtube.com/watch?v=DUdyyk8gPY0

 

Agradeço a preferência e volte sempre! Ficamos a disposição.
Atenciosamente

Gustavo Damschi - Empreendedorismo e Inovação.

 

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