Postado em 14 de Novembro de 2021 às 09h43

Ferramenta de Inovação: Scamper, inovação em produto

Inovação (7)Ferramentas (6)

O Scamper é uma ferramenta de empreendedorismo e inovação que possibilita criar novas versões de um produto ou serviço ou, ainda, gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos de uma organização. É um recurso que serve para guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito de novos produtos e serviços.

Apesar de todos os especialistas salientarem a importância da inovação para o crescimento das empresas, muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. As razões mais alegadas são: falta de verba e ausência de profissionais criativos. Nesse sentido, o Scamper pode ser uma boa solução, já que potencializa o uso dos recursos que o empresário já tem na mão. A ferramenta parte do princípio de que não é preciso ser um gênio para ter ideias criativas.


Todos os funcionários da empresa devem ser convidados a participar dos encontros, que devem ter sete etapas: substituir, combinar, adaptar/alimentar/arrumar, modificar, colocar outros usos, eliminar e arranjar. Para orientar as discussões, recomenda-se a presença de um facilitador, que deverá usar a ferramenta para incentivar a geração de ideias.

O Scamper, ferramenta de empreendedorismo e inovação, conhecido em português como Scamcea, parte da premissa de que não é preciso ser um gênio criativo para imaginar novos produtos e serviços. Qualquer um pode ajudar e é importante que todos na empresa (desde que caibam em uma sala de reunião) utilizem a ferramenta.

Diversos autores já propuseram versões semelhantes ou ajustadas do Scamper, criado na década de 1970, mas a original ainda funciona bem para a maioria dos casos.

Dado um produto ou serviço, os participantes da sessão devem propor ideias considerando as seguintes etapas:

Ferramenta Scamper para inovação em produto

Para facilitar aplicação da ferramenta de inovação Scamper, verá abaixo uma forma de utiliza-la de forma simples e intuitiva com sua equipe. Fonte: Nakagawa (2012).


Postado em 12 de Novembro de 2021 às 13h54

Mentorias de Empreendedorismo e Inovação em Xanxerê

Mentorias (4)

Mentoria de inovação para Mestra dos Doces

Foi realizada a mentoria online para as irmãs da cidade de São Domingos de Santa Catarina de 15 anos e 17 anos. Estão empreendendo e inovando no segmento de doces gourmet para aniversários, casamento e vendas individuais. Este é um exemplo que empreender não tem idade para começar e que as oportunidades aparecem é preciso atitude e coragem para seguir. A oportunidade surgiu quando fizeram doces para presente para uma amiga e nisso surgiu o interesse de outros em comprar, assim surgiu a Mestra dos Doces.

Mentoria de Inovação para Woorld360

Mentoria de inovação presencial feita no Inx Coworking em Xanxerê para o Davi da Woorld360, ele trabalha com Google e Whatsapp para empresas, trocamos informações de como ele pode melhorar o ticket médio com seus clientes, criar novos serviços de uso de Google e Whatsapp para empresas que agreguem valor, também foi interessante conhecer sua história e desafios.

Como participar da mentoria de inovação e empreendedorismo no Inx Coworking de Xanxerê?

Inscreva-se gratuitamente e agende sua mentoria.


Postado em 08 de Novembro de 2021 às 15h38

Ferramenta: Funil de ideias para um novo negócio

Inovação (7)Ferramentas (6)

Você que buscar ter boas ideias inovadoras para criar um novo negócio, ou você que é empreendedor e quer conhecer ferramentas que ajudam a ter boas ideias, depois de utilizar o brainstorming para a geração de ideias inovadoras, vamos aprender mais uma técnica indicada para quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe como selecionar uma ideia e trabalhá-la. Para começar é importante saber que as ideias vão surgir, de maneira geral, da sua vivência e das possibilidades no mercado.

Segundo Nakagawa (2012), a geração de ideias a partir da sua vivência implica na reflexão sobre:

• Quem somos? Origem, família, nível de educação, formação acadêmica, experiência profissional etc.
• O que sabemos fazer? Habilidades, conhecimentos, talentos pessoais.
• Quem conhecemos? Amigos, família, conhecidos, associações, empresas.

Se fizer uma boa reflexão sobre estas três questões, o empreendedor terá uma boa lista de ideias que poderiam ser oportunidades de negócio.

Considere mesmo as ideias mais elementares. Um engenheiro poderia pensar em dar aulas de matemática, uma jovem poderia trabalhar como babá e uma dona de casa poderia fazer lanches.

Em seguida, é recomendável reduzir a lista, considerando as ideias mais viáveis de executar, de acordo com as preferências e competências pessoais do empreendedor.

A próxima etapa é uma reflexão sobre quem seriam os primeiros clientes destas ideias. A essa altura, é melhor ter uma ou duas opções para análise.

Esse empreendedor de primeira viagem precisa levar em consideração que pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. Assim, é claro que o engenheiro pode dar aulas particulares de matemática, mas pode também ampliar essa ideia para um site de reforço escolar para alunos do ensino médio e fundamental, e até de graduação, na disciplina de cálculo. A jovem poderia montar uma empresa de “aluguel” de babás, recrutando amigas e as amigas das amigas, e a dona de casa poderia fazer uma parceria com uma construtora que esteja levantando um prédio.

A segunda abordagem é a mais valorizada nos livros de planos de negócio e diz respeito a encontrar a “grande ideia”, considerando as tendências de mercado. Isso implica na seguinte reflexão:

• Seria interessante copiar algo que já existe?
• Seria possível identificar insatisfações ou problemas enfrentados por algum grupo de pessoas ou empresas, uma necessidade ainda não suprida, algo que ainda não tenha sido bem resolvido?
• Quais são as grandes tendências de mercado? Ou de um nicho de mercado? Ou algum acontecimento previsto?

Quem fizer uma boa pesquisa de mercado com base nestas perguntas terá uma enorme lista de ideias. A partir daí, é necessário refletir sobre quais são as mais motivantes. É importante fazer uma espécie de classificação, dando notas para seu nível de motivação.

Com um número menor de ideias, é hora de fazer a análise de mercado de cada uma. Qual seria o tamanho do mercado potencial (em faturamento, número de consumidores)? Como evoluirá a demanda deste mercado nos próximos anos? Quem seriam os concorrentes diretos (produto idêntico) e substitutos (produtos com benefícios similares)? Em última instância, o empreendedor deve saber responder com convicção por que haveria mercado para a ideia escolhida.

O empreendedor pode utilizar a primeira, a segunda ou uma combinação das duas abordagens para gerar ideias e selecionar a que julgar mais atrativa.

Acesse a área do empreendedor e baixe a ferramenta clique em: www.gustavodam.com.br/bonus


Postado em 05 de Novembro de 2021 às 09h29

Mentoria de empreendedorismo e inovação Camelott Barbearia

Mentorias (4)

Inovação na Camelott Barbearia de Xanxerê

Um dia muito especial pois iniciamos a mentoria de empreendedorismo e inovação com o Cezar da Camelott Barbearia de Xanxerê, aplicamos métodos e dinâmicas para descobrir possíveis inovações nos produtos e serviços nos processos de entrega, marketing, venda e pós-vendas.

Também verificamos a percepção do público-alvo em relação aos diferenciais da empresa e como podemos explorar o engajamento, fidelidade e criar novos diferenciais competitivos. 

Foi uma experiência incrível pois conhecemos o empreendedor e percebemos que ele ama o que faz e isso reflete nos minímos detalhes do seu negócio e resultado final do seu trabalho. 

Com o slogan e conceito da marca "Os guerreiros modernos se econtram aqui" mostra uma barbearia diferenciada no atendimento, conforto, qualidade e profissionalismo em um ambiente acolhedor.

Conheça https://www.instagram.com/camelott.barbearia/

#empreendedorimo #inovação


Postado em 02 de Novembro de 2021 às 15h26

Técnica para identificar ideias inovadoras

Inovação (7)Ferramentas (6)

Branstorming

O brainstorming é uma técnica que se consiste em gerar ideias novas, conceitos e buscar soluções para qualquer assunto ou tema, em um ambiente propício para a criatividade, livre de críticas e de restrições à imaginação, geralmente feito em grupos de pessoas com conhecimentos e de áreas diferentes, onde cada um terá direito de opinar sem preconceitos, e tudo deverá ser anotado.


Na prática, se executa em um período de 30 a 60 minutos para a geração livre de ideias. A duração pode mudar dependendo da complexidade do assunto e da motivação dos envolvidos. Usualmente, é um trabalho em equipe, embora também possa ser individual. No momento seguinte, as ideias geradas são selecionadas e analisadas com maior rigor.


Para organizar uma sessão de brainstorming, seguem algumas orientações:

1) Escolha um lugar agradável para a reunião e disponha as cadeiras de modo informal, de preferência em semicírculo. Cuide para que vocês não sejam interrompidos (especialmente por telefones celulares!). Providencie um quadro e pincéis atômicos.

2) Uma vez começada a reunião, certifique-se de que todos conheçam as regras; caso contrário, explique-as.

Seguem as regras importantes para serem seguidas para que o processo seja efetivo, pesquisada e definida por Pearson 2012.

Regras do Branstorm

3) Apresente o problema a ser debatido, sem escrever nada no quadro.

4) Peça sugestões sobre como colocar aquele problema em palavras. A partir dessas sugestões, escreva o problema no quadro, de preferência de várias maneiras diferentes, aproveitando várias sugestões. Isso fará com que o grupo já comece a analisar o problema sob diferentes ângulos.

5) Escolha uma das definições do problema escritas no quadro e dê inicio à sessão de brainstorming. Anote todas as ideias.

6) Terminar a sessão, vocês avaliarão as ideias. Depois passarão para uma nova definição do problema e assim por diante.

As quatro dimensões da criatividade no brainstorm

Conheça nosso programa de mentoria gratuita, clique abaixo e saiba mais.


Postado em 20 de Outubro de 2021 às

Criatividade é o que nos faz humanos | Marcos Piangers | TEDxUDESCJoinville

Inovação (7)Empreendedorismo (4)

A inteligência artificial deve ultrapassar a inteligência humana nos próximos anos mas esta não deveria ser nossa preocupação. Pior do que perder nossos empregos para robôs é perdermos o que temos de mais humano dentro da gente.

Tem 12 anos de comunicação com o público jovem no sul do Brasil. Já foi roteirista blogueiro, videomaker, palestrante, garoto propaganda, ator de teatro, comediante, escritor, diretor de vídeos pra internet e já deu aulas sobre humor e pensamento criativo. Atualmente é integrante do programa Pretinho Básico.. Seus vídeos na internet têm mais de 30 milhões de views. Ganhador do prêmio Melhores 2014 do iTunes. É pai da Anita e da Aurora.


This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at http://ted.com/tedx

Criatividade: Marcos Piangers


Fale Comigo!

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.