Postado em 12 de Junho de 2023 às 15h29

Porque ensinar xadrez para crianças

Xadrez (6)

O xadrez desenvolve as capacidades das crianças. Isso acontece porque estimula:

a CONCENTRAÇÃO - as crianças aprendem os benefícios de observar cuidadosamente e de se concentrarem. Se não observam o que se passa, não conseguem responder, não importa o quão capacitadas são.

a VISUALIZAÇÃO - as crianças são estimuladas a imaginar uma sequência de acções antes de ocorrerem. Ensinando-lhes a habilidade, através do treino, de imaginarem os movimentos, primeiro um, depois vários, antes destes ocorrerem no tabuleiro.

o "PENSAR À FRENTE" - as crianças são ensinadas a pensar primeiro e a agir depois. Ensinando-lhes a responderem para si mesmas "o que pode acontecer e como posso reagir a isto?". Ao longo do tempo taduz-se no desenvolvimento da paciência e do pensamento lógico.

a ANALISAR VÁRIAS OPÇÕES - as crianças aprendem que não tem que concretizar a primeira ideia que lhes surge, aprendendo a identificar alternativas e a considerar os prós e contras de várias acções.

a ANÁLISAR CONCRETAMENTE - as crianças aprendem a avaliar os resultados de uma acção específica e as suas sequências. "Esta sequência faz-me ganhar ou perder?" As decisões tornam-se melhores à medida que são definidas pela lógica em vez do impulso.

o PENSAMENTO ABSTRACTO - as crianças aprendem a desligar-se dos detalhes e ver o jogo como um todo. Aprendem padrões usados num contexto e a aplicá-los a diferentes, mas relacionadas, situações.

a PLANEAR - as crianças aprendem a desenvolver objectivos de longo prazo e a realizar passos nesse sentido. Aprendem a necessidade de reavaliar os seus planos quando novos desenvolvimentos mudam o contexto.

a CONSIDERAR MÚLTIPLAS OPÇÕES SIMULTANEAMENTE - as crianças são encorajadas a não se fixarem apenas numa ideia, mas a encontrar e explorar várias opções.

Nenhuma destas aptidões é exclusiva do xadrez, mas fazem parte deste. O xadrez como ferramenta de ensino estimula o cérebro das crianças e ajuda-as a construir a desenvolver capacidades enquanto retiram proveito do jogo, do entretenimento. Como resultado as crianças obtem capacidades de raciocínio, de solução de problemas e de tomadas de decisão independentes maiores e melhores.

Nas escolas, o xadrez serve como ponte, aproximando crianças de diferentes idades, raças e sexo numa atividade que podem desfrutar. O xadrez ajuda a construir amizades e no estabelecimento de um espírto de união, de equipe quando competem com outras escolas. O xadrez ensina uma postura de boa prática desportiva, a ganhar humildemente e a não desistir quando se perde. Para as crianças, há muitos exemplos em que o xadrez leva a um aumento da motivação, melhoria do comportamento e aumento da auto-estima.

O xadrez é uma ferramenta social positiva, uma actividade de lazer saudável que pode ser facilmente aprendida e desfrutada em qualquer idade.

Veja também

Desenvolvendo mentes brilhantes: os incríveis benefícios do xadrez para crianças22/05/23 No mundo acelerado e digital em que vivemos, é essencial oferecer às crianças atividades que vão além do entretenimento e as incentivem a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Uma opção que tem ganhado destaque é a escolinha de xadrez para crianças. O xadrez não é apenas um jogo fascinante, mas também oferece......
Torneio de Xadrez de Xanxerê17/10/22 A Escolinha de Xadrez de Xanxerê, Gustavo Dam, Xadrez para Vida a arte de pensar e agir, realizou no dia 08 de outubro de 2022 o primeiro torneio de xadrez, reunindo 24 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade que tinha o objetivo de se......
Segundo Torneio Amador de Xadrez de Xanxerê11/02/23 No dia 11 de fevereiro de 2023, ocorreu o esperado segundo torneio amador de xadrez de Xanxerê, um evento que proporcionou uma experiência única de diversão, superação e networking entre os participantes. A......

Voltar para Blog

Fale Comigo!