Postado em 26 de Junho de 2023 às 17h06

Benefícios psicológicos para quem joga xadrez

Xadrez (6)

Aumenta a velocidade e desempenho cerebral

O xadrez, um dos jogos mais antigos do mundo, proporciona inúmeros benefícios psicológicos. Ele ativa áreas do cérebro relacionadas ao reconhecimento facial e às relações espaciais. Tanto jogadores experientes quanto casuais experimentam a ativação dessas áreas cerebrais.

Além disso, jogar xadrez regularmente traz vantagens psicológicas significativas, algumas das quais são mencionadas abaixo. É importante ressaltar que a pesquisa nessa área está em constante desenvolvimento, e mais benefícios ainda podem ser descobertos.

Estimula o crescimento dendrítico: O xadrez estimula o crescimento dos dendritos, que são responsáveis pela comunicação neural. Isso aumenta a velocidade de processamento e desempenho cerebral.

Exercita ambos os hemisférios cerebrais: Ao jogar xadrez, os jogadores utilizam tanto o hemisfério esquerdo, responsável pelo reconhecimento de objetos, quanto o hemisfério direito, relacionado ao reconhecimento de padrões.

Prevenção do Alzheimer e Tratamento da Esquizofrenia

Previne o Alzheimer: Estudos mostram que a prática regular do xadrez ajuda a prevenir a deterioração cerebral e reduz o risco de demência. Também pode auxiliar no tratamento de transtornos como depressão e ansiedade.

Auxilia no tratamento da esquizofrenia: Programas de jogos de xadrez têm demonstrado melhorias na condição de pacientes com esquizofrenia, especialmente em relação à atenção e raciocínio.

Os benefícios do xadrez é para todas as idades

Melhora o pensamento e as habilidades de resolução de problemas em crianças: Crianças que começam a jogar xadrez desde cedo apresentam melhorias nas habilidades de resolução de problemas, leitura e matemática.

Promove autoconfiança: Analisar os jogos de xadrez, identificar erros e buscar melhorias aumenta a autoestima e a confiança dos jogadores, fortalecendo a resistência mental.

Fortalece habilidades de planejamento e previsão: O xadrez desenvolve o autocontrole e habilidades de planejamento no córtex pré-frontal, auxiliando crianças e adolescentes a tomar decisões em diferentes áreas da vida.

Beneficia a reabilitação: Pessoas em processo de recuperação de um derrame ou acidente físico podem se beneficiar do xadrez, que estimula habilidades cognitivas, motoras e de comunicação, além de combater a ansiedade.

Desenvolve habilidades psicológicas: Jogar xadrez é um duelo psicológico que requer resistência, vontade de vencer, tenacidade, prontidão para o combate e resiliência.

A prática regular desse jogo pode trazer vantagens significativas para o funcionamento cognitivo, emocional e social. Considere experimentar o xadrez e desfrutar dessas vantagens para a sua mente.


Bibliografia:

Texto adaptado de: https://amenteemaravilhosa.com.br/beneficios-psicologicos-do-xadrez/

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.

Sala, G., Foley, J. P., & Gobet, F. (2017). The Effects of Chess Instruction on Pupils’ Cognitive and Academic Skills: State of the Art and Theoretical Challenges. Frontiers in psychology, 8, 238. doi:10.3389/fpsyg.2017.00238

Demily, Caroline & Cavézian, Céline & Desmurget, Michel & Mathieu, berquand-merle & Chambon, Valerian & Franck, Nicolas. (2008). The game of chess enhances cognitive abilities in schizophrenia. Schizophrenia research. 107. 112-3. 10.1016/j.schres.2008.09.024.

Doggers, Peter (2017) Does Chess Improve Cognitive Skills? What Science Says. Chess.com blog. Recuperado de https://www.chess.com/news/view/does-chess-improve-cognitive-skills-what-science-says-8574

Entre em contato conosco

Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

Porque ensinar xadrez para crianças12/06/23 O xadrez desenvolve as capacidades das crianças. Isso acontece porque estimula: a CONCENTRAÇÃO - as crianças aprendem os benefícios de observar cuidadosamente e de se concentrarem. Se não observam o que se passa, não conseguem responder, não importa o quão capacitadas são. a VISUALIZAÇÃO - as crianças são......
Torneio de Xadrez de Xanxerê17/10/22 A Escolinha de Xadrez de Xanxerê, Gustavo Dam, Xadrez para Vida a arte de pensar e agir, realizou no dia 08 de outubro de 2022 o primeiro torneio de xadrez, reunindo 24 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade que tinha o objetivo de se......

Voltar para Blog

Fale Comigo!